sexta-feira, 24 de junho de 2011

FRESCOR, FRESCURA E ARREPIOS

   Sentimos sensações refrescantes, mas nem sabemos por que e como. Temos exemplos de explicações de que passamos dia-a-dia e não sabemos por que, ficando assim com duvidas em alguns casos.

·         Porque sentimos frio ao sair de um banho de mar em dias quentes de intenso sol?

   O corpo humano tem uma temperatura entre 36° a 37° graus, a água do mar pelo fato de vir do oceano está abaixo disso. Quando nosso corpo entra em contato com a água gelada, a nossa temperatura cai, quando uma corrente de ar “bate” nas moléculas de água que estão em nossa pele, as moléculas evaporam e levam junto um pouco da energia de calor da derme, assim sentimos um friozinho ao manter nosso corpo em temperatura ambiente pelo fato de perdermos o calor para as moléculas. Isso ocorre, pois a água tende a mudar de temperatura rapidamente, diferente do nosso corpo que não possui essa velocidade.

·         Qual a explicação da sensação refrescante que sentimos na pele na região em que é usado perfume ou desodorante?

   O desodorante é para evitar bactérias habitantes de axilas, por estarem suadas são um bom ambiente para elas, além de proporcionar um dia inteiro fresca, cheirosa e limpa. O suor possui mau cheiro pelas bactérias existentes, além de ter suas vantagens de manter fresca a axila aquecida pela temperatura do sol. Alguns desodorantes possuem álcool, outros não possuem, mas ambos possuem antibactericidas e essências perfumadoras. O desodorante funciona, mais ou menos, impedindo a saída da molécula de suor, pois a molécula do desodorante se encaixa nos poros, fazendo com que não saia e volte. Assim sentimos secos e limpos com frescor. Depois de um dia inteiro suando, a proteção do desodorante se desfaz, fazendo assim que algumas vezes fique só com o perfume e às vezes com odor por combinar-se com o suor retido.

·         Qual a associação que se faz de que podemos ficar resfriados quando nos expomos sem agasalhos em um tempo frio e chuvoso?

   O resfriado e a gripe são doenças infecciosas causadas por vírus. A exposição ou qualquer falta de defesa ao frio pode diminuir as defesas do organismo (ou pessoas que já estão com imunidade baixa) e facilitar a causa da doença, acumulando o vírus em seu organismo e ficando doente. Nos dias frios, sempre há mais circulação de vírus, pois o frio propicia a proliferação, além de haver mais contato entre pessoas por ficarem em locais fechados, fazendo assim a transmissão muito mais prática. Não há muita interligação em, por exemplo, sair na chuva e pegar resfriado ou gripe, para pegar a doença é necessário o contato com o vírus.

1 comentários:

Renata Pinheiro disse...

ok corrigido!!!!!!!!!

Postar um comentário